

Espiritualidade do Acampeucarístico

O conceito de espiritualidade vem do latim eclesiástico spiritualitas e se refere à noção de “respiração, espírito”, como busca de sentido, esperança e libertação. Mais que ter uma espiritualidade, nós somos espiritualidade, somos sopro de Deus que dá sentido a vida, oferta esperança e nos liberta.
"Diversos são os dons, mas o Espirito é o mesmo" (1Cor. 12, 4). Assim, Deus é sempre o mesmo, mas os carismas ou dons são múltiplos. Ele mesmo nos inspira, nos insufla seu dom criativo.
E, um carisma inspirado por Deus na vida e missão de São Pedro Julião Eymard foi o seu grande amor pela Eucaristia. Portanto, esta é a espiritualidade, o dom, o sopro de todos aqueles que vivem o caminho do Acampeucarístico. Mas, quais são as características da espiritualidade eymardiana do Acampeucarístico?
Fundador: São Pedro Julião Eymard é o Apóstolo da Eucaristia (Papa João XXIII), o Santo que viveu em profundidade a espiritualidade eucarística e nos ensina a viver desse sopro amoroso de Deus.
Cenáculo: inspirado por esse amor eucarístico, Padre Eymard nos ensina que todo cristão é chamado a viver do dom de si, da entrega total, assim como viveu Jesus na sala superior do Cenáculo com seus discípulos.
Amor: o centro dessa espiritualidade deve ser o amor, e o amor deve ser exagerado, pois o amor não tem medidas. Por esse amor, somos elevados nas asas da águia para alçar o vôo do amor e da entrega, do dom de si de toda nossa personalidade à Cristo.
Pilares: A sustentação desse amor, dom de si, aprendido no Cenáculo Eucarístico, é uma vida fraterna, orante e de serviço. No caminho concreto de nossa existência, fazemos esse itinerário mistagógico, sempre nos encontrando ao redor da mesa da Palavra, do Pão e Vinho Eucarísticos e do Ágape.
São exatamente esses elementos fundamentais que nos formam no ser e agir eucarístico para uma viagem emocionante e empolgante que se dá no Acampeucarístico.